terça-feira, 19 de abril de 2011

No julgamento de Jesus, pela tevê

BBB: Barrabás x Jesus

jesus-e-barrabas

 

No julgamento de Jesus, assistimos de camarote a os judeus O condenarem, sem que façamos uma análise de nossas atitudes. A salvação de um povo começa pela escolha pessoal de cada um. Se tomarmos por base nossas próprias atitudes será que mandaremos soltar Jesus ou Barrabás? Qual é o calo em nosso sapato?

 

Tomando por base a televisão, se colocássemos Jesus e Barrabás no “BBB”, a quem a população iria salvar? Jesus, com a proposta de vida eterna, ou Barrabás, com a proposta de busca imediata?

 

TV 05Qual canal você assistiria: em um há Barrabás, propondo derramar o sangue do inimigo opressor; em outro, Jesus, convidando a amar o inimigo. Em um há Barrabás, querendo lutar contra o sistema vigente ou propondo uma vitória neste mundo; no outro, há Jesus propondo o Reino que não é deste mundo.. Em um canal, há Barrabás de punhos fechados e zombando de quaisquer autoridades; em outro, há Jesus com a mão aberta aos pobres e levando a sério os mais sofredores. Seja sincero, qual canal você assistiria?

 

coracao2tfEstar ou não com Jesus é outro tema fundamental. Propondo a Jesus “transforme essa água em vinho e eu te liberto”, Jesus não o fez. Você se diz ser igreja – portanto, seria Corpo de Cristo – mas será que já não foi a uma suposta igreja que propõe fazer esse milagre? Um milagre que em vez de ser para libertar do mal só serve para prendê-lo ao interesse egoístico de buscar o próprio interesse. Então, você escolheria a Jesus cuja proposta é de libertar do pecado e da separação de Deus ou a outros cujas propostas sejam de romper com as leis de Deus e fincá-lo nos próprios interesses? Ao dizer, “Pai, afasta de mim esse cálice”, você diria com Jesus “mas que seja feita a Tua vontade, e não a minha” ou silenciaria e buscaria a própria vontade?

 

tvSerá que você estaria com Jesus, curando no sábado, ou estaria fazendo o próprio interesse de guardar o sábado para si e nada fazer? Será que você estaria com Jesus, não se prostrando perante o demônio ou aceitaria a proposta de ter todos os reinos do mundo? Nesse sentido, você prefere ir à Igreja adorar ao Santíssimo ou prefere ir a um templo qualquer buscar ser rico? Você lavaria os pés dos discípulos ou iria cobrar os melhores pratos à mesa? Você assistiria ao programa que propõe um milhão ou ao programa que diz que não pode servir a Deus e ao dinheiro? Você iria procurar ser pobre em espírito para herdar o reino dos Céus ou rico e carnalmente imperar na Terra? Optaria por ter fome e sede de justiça ou preferiria beneficiar os seus e ocultar-lhe à lei? Iria escolher um Jesus, puro de coração e casto, ou um candidato que propõe distribuição de camisinha junto com uma campanha de sexo totalmente desvinculada do Matrimônio?

 

Iria seguir Jesus, que diz para você tomar sua cruz e segui-Lo, ou outro cujo convite seja uma boa acolhida e uma leitura interesseira? Qual lhe agrada mais: um Jesus que, por meio de Paulo, lhe convida para guardar a tradição (2 Ts 2,15) ou alguém que lhe apresenta leituras esparsas? Um Jesus que, por meio de Paulo, diz que “é fato que os homens devem morrer uma só vez” (Hb 9,27) ou alguém que prega um pseudoevangelho de reencarnação? Um Jesus que diz “nada falei às escondidas” ou um outro que tenha por princípio ações ocultas na sociedade?

tv2

Será que iríamos ver Jesus celebrar a Eucaristia ou iríamos ver os treinamentos paramilitares dos grupos de Barrabás? Iríamos ver Jesus reinserir na sociedade um paralítico ou iríamos apreciar os carros do govenador e sonhar com o poder do imperador?

 

tv_antigaInteressante, quase não vemos lixão na televisão, será que Jesus estaria nas mansões das novelas ou estaria visitando o lixão? É mais fácil de encontrá-Lo na balada ou visitando um leito do SUS?

 

Voltando ao assunto do BBB, você votaria no nazareno que propõe dar a outra face ou no gringo que está disposto a tudo pelo prêmio em dinheiro? Você votaria no galileu, que propõe a doação discreta (uma mão não ver o que a outra dá), ou em outro, que faz show para o conquistar?

 

coracao-machucadoEntão, você liga uma televisão, que são os seus olhos, e escolhe uma pessoa para alegrar o seu coração: quem seria? Será que Jesus venceria o “BBB” do seu coração? Será que Jesus Eucarístico está vencendo em você ou Ele tem perdido até para um “BBB” de televisão?

 

Então, você desliga a tevê e vai votar… Você votará em Barrabás, que promete a revolução e um “bolsa-libertação” imediato, ou votará em Jesus, que promete a libertação pela cruz e pela alimentação eucarística?

 

Tem certeza de que você achou ruim quando soltaram Barrabás?

 

coracaoJesus olha para as mulheres de nosso tempo e diz: não choreis por mim, mas por vocês e pelos seus filhos. E depois de tudo isso, ainda aparecerá alguém pra dizer: “esse Corpo de Cristo, a outros salvou, mas a si não consegue salvar”. E em nossas casas, povo meu, quantos não estão gritando: “Barrabás, solta Barrabás!”.

 

Como é perceptível, alguns agem como Judas: saindo de nosso meio, trocam Jesus Cristo por algumas moedas ou promessas de riquezas, ou poder… Outros, em vez de se juntarem ao Novo Adão (Jesus), fazem como o velho Adão: buscando fazer a própria interpretação do que é bem ou mal, em vez de apenas confiar no Amor de Deus e escutar os Seus ensinamentos.

 

bigbibliabrasil2alterado

De um lado, Jesus que se mostra ser a Verdade e que chama todos à inclusão no plano salvífico. Do outro, uma multidão que propõe um jogo de máscaras e anima muitos a excluir os que menos úteis à própria satisfação.

 

Pois é… Essa é a decisão mais importante de sua vida: você dá uma carta verde aos seus anseios ou à vontade de Deus? Você liberta Barrabás ou Jesus?

 

Ainda assevero que, dolorosamente, escuto corações que – com suas vidas – dizem “crucifica-O! Crucifica-O!”.

 

Deus tenha misericórdia de nós!

 

Alisson Francisco Rodrigues Barreto

Maceió, 19 de abril de 2011.05h47

Nenhum comentário:

Postar um comentário